Oficina de Apicultura – Nível 2 | 30 e 31 Maio 2015

Regressamos com o tema da apicultura e com uma Oficina que vai oferecer uma continuação dos conteúdos iniciados durante o ano passado, aprofundando em mais detalhe alguns dos temas que tivemos oportunidade de estudar e introduzindo novos temas não cobertos na altura e que permitem desenvolver ainda mais o conhecimento sobre o maravilhoso mundo das abelhas.

Para além dos participantes do ano passado, esta oficina é também dirigida a apicultores com experiência que procuram uma visão diferente sobre temas que lhe são já familiares, e também a apicultores principiantes ou que se vão agora instalar.

A Oficina vai decorrer nos dias 30 e 31 de Maio, no Seminário Diocesano de Portalegre  e cada dia será composto por  uma parte teórica e uma parte prática. Teremos também uma palestra/tertúlia de entrada livre após a hora de jantar do primeiro dia.

O contributo financeiro dependerá do nº de participantes mas andará entre os 25-45€ para cobrir os gastos com o formador.
Será ainda sugerido um contributo suplementar, com base na economia da dádiva para ajudar a Portalegre em Transição. Cada pessoa será convidada a fazer um donativo, consoante as suas possibilidades, uma vez que a nossa Associação sem fins lucrativos não retira para si qualquer parte do valor apresentado. Ainda assim precisamos de algum apoio financeiro para dar suporte os custos operacionais do seu funcionamento.

O formador é o Austríaco Mestre em Apicultura Harald Hafner, a oficina será ministrada em Português e as técnicas são baseadas numa Apicultura Natural, Biológica e Sustentável.
Pode encontrar mais info sobre o formador (aqui) numa entrevista que deu à Iniciativa de Transição de Paredes.

A oficina terá  um limite entre 15 e 20 participantes (incluindo duas bolsas) e teremos cerca de 15 Casacos+Luvas+Capuz para emprestar.

 

Local: Seminário de Portalegre (http://goo.gl/maps/YjVuh )
Data: 30-31 Maio 2015
Horário: 9H00-12:30 / 14H00-19H00

Custos
Oficina em co-responsabilidade com base na economia da dádiva
Valor da comparticipação nos custos: entre 25-45€, depende do número de participantes
Restante valor por donativo à medida de cada um

N.º máximo participantes: 20
Temos ainda 2 bolsas, mande-nos um email a explicar a sua situação.

 

Programa:

Sessões teóricas e práticas a abordar os seguintes temas

  • Maneio das colmeias ao longo do ano
  • Multiplicação de colmeias
  • Leitura e interpretação dos favos de uma colmeia
  • Sanidade apícola e como prevenir doenças
  • Varroa: métodos alternativos na gestão
  • Os principios da apicultura natural
  • Os produtos da colmeia, sua produção e colheita

Tertúlia: (dia 30 às 21H30 – Associação Ficar)
Novas Tendências da Apicultura Europeia
Com discussão aberta a seguir

Por favor faça a sua inscrição por email para geral@portalegreemtransicao.org

Aproveitamos para agradecer ao Seminário Diocesano de Portalegre pela cedência da sala de aulas, ao nosso amigo Apicultor João Neto por nos emprestar um seu apiário para a parte prática e à Associação Ficar que nos cede a sua bela casa para a realização da tertúlia.

Até já!